quinta-feira, 25 de abril de 2013

Tarte de morangos e lemon curd


É Primavera, a luminosidade destes últimos dias tem sido perfeita e até parece que o próprio paladar se expande e necessita de ser acarinhado com sobremesas ao ritmo da estação. Nos últimos tempos, tenho devorado morangos a um ritmo alucinante. Portanto, quando me apareceu em casa uma caixa de 2 kg de pequenos corações vermelhos, decidi fazer uma tarte. Como ando freneticamente no ginásio queria fazer alguma coisa pouco calórica (dentro do possível). Acho que encontrei um bom compromisso com esta receita. Como também não estava com muito tempo para me dedicar à lide da pastelaria, optei por comprar um rolo de massa quebrada, mas aviso já que o sabor de uma massa caseira é completamente diferente (para melhor!). 




Tarte de morangos e lemon curd

Ingredientes: sumo de 2 limões grandes (ou 3 pequenos), raspa da casca de 1 limão, 3 ovos, 100g de açúcar, 50g de manteiga derretida, 1 colher de sopa de farinha custard, açúcar mascavado para povilhar a tarte, 500 a 700 g de morangos cortados em fatias finas, rolo massa quebrada

Como é que fiz:

O primeiro passo é estender a massa quebrada, aproveitando que já vem com papel vegetal, na tarteira. Para a massa não insuflar no forno, convém pica-la toda com um garfo. Reservar.

O segundo passo é preparar o lemon curd, que mais não é do que uma espécie de compota/creme de limão. Assim, bater o sumo dos limões com os três ovos. Depois, adicionar as 100g de açucar, a colher de sopa de farinha custard e a raspa de limão. Mexer com uma vara de arames. Derreter  no microondas a manteiga e acrescentar ao preparado anterior, mexendo novamente. 

Colocar este creme em banho-maria, tendo o cuidado de ir mexendo com a vara de arames até engrossar.

Posto isto, é tempo de colocar o creme na tarteira e cobrir tudo com os morangos. No fim, polvilhar com açúcar mascavado.

No meu forno demorou cerca de 40 minutos e tive de ter cuidado porque a massa quebrada de supermercado tem a mania de queimar rapidamente nas pontas, portanto, olho na criança!






Sem comentários:

Enviar um comentário