Mostrar mensagens com a etiqueta cabelo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta cabelo. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 31 de março de 2015

O meu encontro kármico com a franja

Ter franja é um compromisso sério para quem é indisciplinada (como eu). Mas até eu, que odeio ter de usar o secador e perder tempo a arranjar o cabelo, rendi-me em absoluto à franja. A paixão é de tal modo profunda que não me imagino com o cabelo de outra forma e sempre que me olho ao espelho sinto que sou uma daquelas pessoas que nasceu para ter franja. Portanto, este foi um encontro kármico! 
Vaí daí, de há um ano para cá que tenho "colecionado" um conjunto considerável de cromos de personalidades que usam franja. Nesses entretantos, descobri a blogger francesa Jeanne Damas, que encarna um pouco aquele estilo casual e chique das francesas, com direito a franja e batom vermelho. Tudo aquilo que eu gosto!








#teamfranjinhas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Habemus franja


Jane Birkin

Depois de anos a ouvir que o meu cabelo era muito frisado e ondulado para permitir-me o prazer de ter uma franja. Depois de levar pela frente com 1001 cabeleireiras que sempre me dissuadiram de ter uma franja, expondo-me razões muito pertinentes. Depois de eu própria sucumbir à fatalidade de que nunca teria uma franja, decidi que estava cansada de que me dissessem o que é que eu podia ou não fazer. Simplesmente fiz! Corto o cabelo como quero, da forma como quero e sou suficientemente competente para usar um secador e arranjar a minha própria franja. E assim foi. 
Confesso que enquanto explicava à cabeleireira o tipo de franja que queria, senti que a cada nova frase o meu tom de voz ficava cada vez menos firme e mais em jeito de justificação: "decidi fazer um corte mais radical", "queria uma franja", "comprometo-me a usar o secador..." e por aí foi... 
Em conclusão: tenho franja, com os produtos certos consigo retirar-lhe todo o frisado e essa histórinha de que quem tem cabelo ondulado/encaracolado não pode ter franja é um mito! 

Tudo isto fez-me lembrar a música "Velha e Louca", da Mallu Magalhães (também ela dona de uma franja): 

Nem vem tirar

Meu riso frouxo com algum conselho
Que hoje eu passei batom vermelho
Eu tenho tido a alegria como dom
Em cada canto eu vejo o lado bom



Esta é dedicada às cabeleireiras sabichonas.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Cabelos Horribilis


Depois de anos a ir sempre à minha cabeleireira de eleição, decidi tentar algo diferente. Por norma, gosto de experimentar coisas novas, mas quando se trata de relacionar-me numa base consumidora/prestador de serviço, tenho uma autêntica paranóia. Custa-me ter de explicar a um estranho como gosto do meu cabelo cortado. Conseguir uma relação de confiança desse género leva-me tempo, porque sou um falhanço nestas soft-skills de convivência social. Mesmo assim, corri o risco. 

Fui ao sítio mais impessoal que poderia ter ido, um tal de Jean Louis David, num shopping. Mal lá entrei fui atendida por uma empregada robotizada que se apressou a impingir-me o cartão de cliente. Como oferecem um vale de 7,50€ pelo dia de aniversário, pensei que se ficasse satisfeita, que lá voltaria (doce ilusão...).

Deram-me a novata do cabeleireiro, impingiram-lhe mil e um tratamentos, coloração (eu só quero cortar o cabelo, malta!!!), tentaram vender-me produtos capilares quando me lavaram o cabelo, quando me cortaram o cabelo, quando me secaram o cabelo, quando fizeram o styling do cabelo. Resultado: fizeram-me um corte parecido ao Mel Gibson no Arma Mortífera e perderam uma cliente! 

Fod@m-se, tá!!!! 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dragonfly girls

Ainda imbuída do espírito "Downton Abbey", dei de caras com a colecção Primavera 2014 da estilista Jenny Packham, inspirada no filme Picnic at Hanging Rock, e na Era Eduardiana (Titanic feelings). 

Tudo muito feminino e delicado, digno de uma princesa moderna, o que não deixa de fazer sentido não fosse Jenny uma das estilistas de eleição de Kate Middleton.

Eu, que nem sou nada a coisas ultra-femininas, adorei. O cabelo em ondulações românticas e frisadas e respectivos acessórios da swarovski são um deleite. Quero uma libelinha para mim!














sábado, 6 de julho de 2013

Penteado fácil para dias de calor

Com este calor escaldante é praticamente impossível usar cabelo solto. Fui em busca de ideias e encontrei este apanhado tão simples que até alguém como eu, completamente desprovida de perícia, é capaz de fazer. Tão básico, que denominá-lo de "penteado" chega a ser algo pretensioso.

The Super Chic, Low Rolled Updo Hair Tutorial
Credit: Latest-Hairstyles.com


Updo simples, sexy e dá cabelos de vários comprimentos.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cabelos secos

Como já falei o meu cabelo é um misto de ondulado e encaracolado, o que, por norma, significa ter o cabelo seco como uma espiga de milho. Entretanto, farta de sentir o meu cabelo tão sedoso quanto uma lixa, decidi investir numa das máscaras da linha profissional da L'Oreal. Uso após o banho, durante 15 minutos (com uma touca de meter medo) e depois retiro com água. Deduzo que esta máscara funcione melhor em cabelo liso, tornando-o ainda mais liso e sem frisado. No meu cabelo funciona em termos de suavidade, que é o que eu pretendo. 




No blog da "A Garota de Ipanema", tem um post muito interessante sobre a forma de hidratar, nutrir e restaurar o cabelo, através de um cronograma capilar. Achei interessante e é um bom guia para quem quiser tratar do cabelo em casa.


quarta-feira, 27 de março de 2013

'Bora baloiçar os cachos!!

Uma das coisas que mais me irrita na minha imagem é o cabelo, meio encaracolado, meio ondulado. Basta o tempo estar um bocadinho mais húmido, que automaticamente o meu cabelo transforma-se num ninho de pássaros. Quem tem cabelo encaracolado percebe bem do que me queixo. Não há fórmulas mágicas, mas após diversas tentativas e experiências, creio estar em condições de dar alguns conselhos sobre cabelos ondulados/encaracolados.


Constatação: A maioria dos champôs contêm sulfatos que são péssimos, em particular, para os cabelos encaracolados, tornando-os mais secos do que já são.

Dica: Já existem algumas marcas orgânicas. Uma dessa é a Dr. Organic que, julgo eu, se vende no "Celeiro". Nunca experimentei (ainda), portanto, não posso comentar. O champô que tenho usado é o da L'Oréal Professionnel - Delicate Color (sulfate free). Como pinto o cabelo e como vou ao ginásio todos os dias (o que implica lavar o cabelo mais vezes do que aconselhado) este champô protege a cor  e ainda por cima não tem sulfatos que agridem o cabelo. Saldo positivo!





Constatação: A estrutura do cabelo encaracolado é em espiral, o que significa que os óleos libertados pelo couro cabeludo demoram muito mais tempo a chegar às pontas do cabelo, do que, por exemplo, num cabelo liso. Por este motivo, é que o cabelo encaracolado tem propensão a ser muito mais seco e, claro, sempre que existe uma pontinha de humidade, o cabelo absorve-o como uma esponja. Resultado? Volume e frisado.

Dica: A forma que encontrei de evitar o cabelo armado não é novidade para ninguém: através da hidratação. Portanto, em dias de especial humidade sou mais generosa no amaciador nas pontas e uso um leave-in anti-frizz. Só isto. Mas atenção!! O meu cabelo é fino e se exagerar no amaciador, fico com o ondulado todo lambido. Cabelo encaracolado/ondulado fica bonito é com volume. Por esse motivo tenho o cuidado de aplicar o amaciador pelo menos a 8 cm da raiz do cabelo.



Descomplicómetro ligado: escolhas básicas, mas eficientes. 


Constatação: o cabelo ondulado/encaracolado não deve ser penteado com pentes.

Dica: Não usar pente. Ponto final. Se for para usar, que seja um de dentes largos, de madeira, porque não provoca electricidade estática. Eu arranjo o cabelo com as mãos, dou uma amassadela com uma t-shirt de algodão (não provoca frizz) e deixo-o a secar ao ar livre.

Constatação: Água quente estraga o cabelo.

Dica: Não vou dizer que ando a lavar o cabelo com água fria todos os dias, mas quando o faço a diferença é notória. Tenho outro truque para aumentar o volume do cabelo: lavar de cabeça para baixo. Por algum motivo, o cabelo fica com um balanço diferente.

Constatação: Um mau corte, arruína qualquer cabelo... principalmente o encaracolado.

Dica: O meu conselho é básico. É uma arte saber cortar cabelos encaracolados. Escolham um cabeleireiro que seja exímio nesse aspecto. Observem os cortes das celebridades. Muitas vezes, não só nos dão inspiração, como conseguimos compreender que tipo de corte favorece o cabelo ondulado.


Algumas sugestões:




Gosto em particular de Marion Cotillard cheia de cachos volumosos e da Keira Knightley com um ondulado fabuloso realçado pela cor das madeixas aplicadas.



O cabelo ondulado em cortes curtos a médios fica muito sexy. Olha a Kylie Minogue com cachos volumosos e disciplinados.




A Sarah Jessica Parker é o exemplo típico de alguém que disfarça um rosto longo com os cabelos ondulados que, aliás, são a sua imagem de marca. Sou apaixonada pelo cabelo da Camila Pitanga. É um bob assimétrico, desfiado. Já experimentei este corte e garanto: favorece cabelos médios e encaracolados.


Cabelo ruivo, cabelo preto, cabelo grosso e fino, com franja... o cabelo ondulado/encaracolado é versátil.


Para terminar deixo aqui ficar um vídeo do hair stylist brasileiro, Robson Trindade, que explica os benefícios dos champôs sem sulfatos e de como aplicar o amaciador em cabelos encaracolados. Vale a pena assistir!