quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Gelado light de iogurte, banana e morango

Há comidas às quais não resisto: batatas fritas/assadas, feijão, massa e gelados. Ou seja, tudo coisas que se encontram nos antípodas do light e frugal. Evito ao máximo as batatas fritas, mas o gelado, principalmente nesta altura do ano, é demasiada renúncia para um corpo só. Vai daí, decidi pesquisar diversos sites com dicas sobre a confecção de gelados caseiros, mas sem natas ou demasiado açúcar. Encontrei o Shutterbean

Imagem: Shutterbean
A minha primeira tentativa, só para testar a qualidade do gelado e se preenchia os meus requisitos de gulodice, foi o gelado de iogurte, banana e manteiga de amendoim. O sabor a banana e amendoim é intenso e, apesar de ter gostado, decidi fazer uma invenção mais fresca e consensual. Foi assim que nasceu o meu gelado light de iogurte, banana, morango, com apontamentos de limão e hortelã. A banana, que é essencial para conferir maior cremosidade, fica mais sublimada, e o sabor fundamental é mesmo o do morango.


Gelado iogurte, banana e morango

Medida: 1 copo = 125 ml (corresponde ao recipiente do iogurte grego)

Ingredientes: 4 bananas congeladas, 100g morangos congelados, 2 copos iogurte grego (pode ser magro), 1/2 copo de leite (pode ser magro), 1/4 copo de açúcar amarelo, sumo de meio limão, 2 folhas de hortelã.

Como é que fiz: juntei todos os ingrediente num copo e reduzi a puré com a varinha mágica. Claro está que se tiverem uma misturadora ou robot de cozinha é mais fácil. Provar e rectificar os sabores. Podem juntar mais sumo de limão, mais hortelã ou açúcar. 
Coloquei numa forma de bolo inglês, mas para a próxima tenciono comprar formas para gelados individuais. Deixar congelar. 
Caso queiram, podem fazer um creme de chocolate ou de morango e usar como topping.

Ainda esta semana tenciono testar gelado de banana e maracujá.  :)


Sem comentários:

Enviar um comentário