Sempre me intrigou o facto dos singelos muffins de mirtilos serem considerados praticamente um clássico da pastelaria. Nunca tive especial interesse em provar, mas a verdade é que de há uns tempos para cá "tropeçava" nos famosos bolinhos em tudo o que era sítio. Alguma mensagem subliminar deve ter accionado as roldanas do meu inconsciente porque quando dei por mim, já estava a comprar uma embalagem de mirtilos biológicos.
Para além de serem absolutamente fofos e deliciosos, a cada dentada ficava deliciada com as explosões de sabor, provenientes destas pequeninas bagas azuladas.
Muffins de mirtilos
*1 chávena (ch.) = 240 ml
* leitelho = adicionar 1 colher de sopa de limão a 1/2 chávena e esperar até coalhar)
Ingredientes: 1 ch. de farinha de trigo c/ fermento, 3/4 ch. de farinha de milho, 3/4 ch. de açúcar, 1/2 ch. óleo vegetal, 1/2 ch. de leitelho, 1 ovo, 1 embalagem de mirtilos (125g).
Como fiz: Misturar numa taça as farinhas e o açúcar. Noutra taça misturar, com uma vara de arames, o óleo, leitelho e ovo. De seguida, adicionar esta mistura, mais metade dos mirtilos, aos ingredientes secos. Envolver a massa, mas sem bater e sem insistir muito no processo, caso contrário o muffin perderá a leveza.
Dividir a massa por forminhas forradas com papel e colocar os restantes mirtilos em cada um dos queques. Levar ao forno a 200º por cerca de 15 minutos, até ficarem douradinhos.
Já fiz outros tipos de queques e nunca ficaram tão leves e húmidos. Creio que o segredo é a combinação das duas farinhas, mais precisamente da farinha de milho, e do óleo. Fiquei rendida!
Sem comentários:
Enviar um comentário