quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Leite creme de alfazema

Sempre que vou correr, tenho aquela sensação que me é permitido abusar na sobremesa (vã ilusão!). Estive prestes a dar uso à fatídica lata de ananás, mas, só de pensar nessa possibilidade, fiquei entediada. Por isso, quando olhei para o canteiro de alfazema no quintal, senti-me subitamente inspirada a testar um leite creme de alfazema.

A receita é tão simples que fiz o leite creme 30 minutos antes do almoço. O sabor é aromático, delicado, nada enjoativo e o creme fica aveludado. Foi devorado ainda morno...




Leite creme de alfazema

Ingredientes: 500ml de leite magro, 100g de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha maisena, 4 flores de alfazema (frescas ou secas, sendo que secas o sabor é mais intenso), 4 gemas, canela a gosto.

Como fiz: Aquecer o leite. Quando estiver a ferver, retirar do calor e colocar as flores de alfazema. Deixar a infundir durante 30 minutos a 1 hora (como um chá). 
Enquanto isso, misturar o açúcar, farinha e as gemas. 
Quando a infusão estiver pronta, coar e juntar aos poucos ao preparado anterior, mexendo. Voltar a coar todo o liquido, de forma a que não restem resíduos, caso contrário o creme não ficará acetinado.
Depois, levar a lume médio e mexer sempre até engrossar. 
Colocar o creme em tacinhas e esperar que arrefeça o suficiente para criar uma película no creme, para poder polvilhar com canela ou açúcar e queimar.





Até as flores frescas de alfazema foram devoradas... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário