Segunda-feira outonal, com direito a chuva, vento e o gato preguiçoso enrolado à janela a anunciar o frio. Depois de acordar cedo e enfrentar horas intermináveis de concentração, só tinha desejos de chegar a casa e de ter à minha espera uma comidinha reconfortante.
Por isso, fiz uma fast-food caseira: ovos "en cocotte". Há séculos que descobri esta receita no blog gourmets{amadores} e desde então já fiz diversas variações da mesma. Nunca corre mal, pois podemos utilizar ingredientes genéricos. No meu caso, agarrei no que tinha no frigorífico e adaptei só para mim.
Ovos en cocotte, inspirado nesta receita
Ingredientes: 1 ovo grande (ou 2 pequenos), 6 tomates cereja (ou 1 tomate grande), 1/2 queijo mozzarella, 1-2 folhas de manjericão (ou manjericão seco), sal e pimenta, manteiga para pincelar.
Como é que fiz: Pré-aquecer o forno a 180º. Pincelar o ramequim com a manteiga e dispor o tomate cortado em volta da taça. No meio, colocar o queijo cortado em fatias grossas e o manjericão. Partir o ovo por cima e temperar com sal e pimenta. Colocar o ramequim numa forma e encher com água quente, até meio do ramequim.
[Por vezes, não sigo este último passo. Foi o caso, mas não aconselho. Se virem as fotos do original, vão perceber a razão: o meu ovo ficou muito mais seco (eu gosto!), em detrimento de um cocotte cheio de molhinho para molhar o pão. ]
Vai ao forno por 8 a 10 minutos.
Comfort food, p'ra veia!
Sem comentários:
Enviar um comentário